XX Reunião do Programa Fio-Schisto debate avanços no enfrentamento da esquistossomose


Por Flavia Rianelli – PPT/ VPPCB
Foto: Vitor Rangel / Comunicação VPPCB

Entre os dias 1º e 3 de setembro de 2025, o Palácio Itaboraí, em Petrópolis (RJ), sedia a XX Reunião do Programa de Pesquisa Translacional em Esquistossomose – Fio-Schisto, que reúne pesquisadores da Fiocruz, representantes do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e convidados para discutir avanços e desafios no enfrentamento da esquistossomose.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos coordenadores da Rede Fio-Schisto – Ricardo Riccio Oliveira (IGM/Fiocruz), Roberta Lima Caldeira e Rosiane A. da Silva Pereira (IRR/Fiocruz) – além de Alda Maria da Cruz, vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Sérgio Andrade, representante do Ministério da Saúde, e os representantes da OPAS, Kleydson Andrade e Sheila Rodovalho.

Na palestra inaugural, Sérgio Andrade apresentou o tema “Programa Nacional de Vigilância e Controle da Esquistossomose: desafios e perspectivas”, apontando direções estratégicas para fortalecer as ações de vigilância e ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento.

Programação em andamento

O encontro segue até quarta-feira (3/09), com uma programação que inclui apresentações de projetos de pesquisa, oficinas de harmonização de protocolos sobre novos fármacos, métodos de diagnóstico e malacologia, além de debates sobre temas emergentes na área.

Na quarta-feira, a pauta prevê discussões sobre a possível inclusão dos geohelmintos no Fio-Schisto e os preparativos para o 18º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, programado para 2026 no Rio de Janeiro.

Com um público formado por especialistas de diferentes unidades da Fiocruz e parceiros institucionais, a reunião reafirma o papel da Rede Fio-Schisto como espaço estratégico de integração científica, contribuindo para a formulação de políticas públicas e o fortalecimento da pesquisa translacional em saúde.