No dia 01 de dezembro de 2020, a Fiocruz Minas entregou a medalha Zigman Brener concedida, pelo seu Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), às teses premiadas no prêmio Oswaldo Cruz e/ou indicadas/premiadas no Prêmio Capes Tese nos anos de 2019 e 2020. Dentre elas, a tese “Produção de uma proteína recombinante do ovo de Schistosoma mansoni e avaliação de desempenho pelo imunoensaio de elisa indireta empregando amostras sorológicas humanas”, defendida em 2018 pela Dra. Vanessa Silva Moraes, Orientada pelos: Dr. Paulo Marcos Zech Coelho; Dra. Rafaella Fortini Grenfell e Queiroz e Dra. Lisa Shollenberger McEwen, foi agraciada. Vale destacar que esta tese foi Menção honrosa no Prêmio Capes Tese 2019 e no Prêmio Oswaldo Cruz de Tese 2019.
A Medalha Zigman Brener, foi criada em 2018 e tem o nome do Dr. Zigman Brener, pois foi o primeiro coordenador de Pós-graduação da colaboração entre a Fiocruz Minas e a UFMG. Esta é concedida anualmente pelo PPGCS aos alunos egressos premiados no Prêmio Oswaldo Cruz e/ou indicadas/premiadas no Prêmio Capes Tese, excepcionalmente em 2019 não houve a entrega da medalha.
Atualmente Vanessa é pós doutoranda no Center for Vaccines and Immunology na University of Georgia (2020-atual) avaliando longitudinalmente a resposta imune adaptativa em indivíduos que receberam a vacina quadrivalente para influenza buscando entender melhor os níveis de proteção alcançados.